Skip to content

Visita de estudo às infraestruturas da rede – definições

20 de Novembro de 2012
  • IP: O  endereço IP (Internet Protocol) é o número de identificação de um dispositivo, como um computador, impressora, etc numa rede local ou pública. Cada computador tem um IP único,  que é usado para a comunicação entre dois computadores. Para se poder usar melhor os endereços em rede utilizam-se os endereços em forma de domínio como por exemplo: http://www.google.com. Cada endereço de domínio é convertido num endereço de IP pelo DNS (Domain Name System) usando um método de conversão chamada resolução de nomes…
  • MAC Adress: O endereço MAC é um endereço que conecta os computadores com uma rede. O MAC é um endereço único, ou seja, nunca há duas portas com o mesmo endereço MAC. A identificação do endereço MAC é gravada no hardware, mais precisamente na memória ROM da placa rede de equipamentos como por exemplo um notebook, smartphone, tablet, routers, etc. O endereço MAC é formado por 6 bytes separados por dois pontos ( : ) ou hífen ( – ), cada byte é representado por dois números em forma hexadecimal, cada algorismo corresponde a uma palavra binário de 4 bits, assim os 12 número que formam o endereço representam 48bits.

  • Router: Um router é um aparelho usado para transmitir uma rede de internet ou para fazer comutação de protocolos. Os routers necessitam de um cabo de banda larga ligado num modem na entrada, normalmente os routers transmitem o sinal através de um sinal de rede sem fios (wi-fi) e 4 cabos de banda larga de saída.
Funcionamento de um Router

Funcionamento de um Router

  • Switch: Um switch é um equipamento utilizado em redes de computadores com o destino de reencaminhar módulos (frames) entres diversos nós. O funcionamento de um switch é parecido ao funcionamento de um sistema telefónico, neste sistema um pessoa liga para a outra, a central telefónica liga a pessoa a uma linha dedicada, assim possibilitando um maior número de conversas simultâneas, um switch recebe a internet atráves de um cabo, depois distribuindo-a para outros utilizadores que a vão usar simultaneamente.
    • Funcionamento de um switch

      Funcionamento de um switch

  • Switch de Fibra Óptica: Um switch de fibra óptica tem a mesma função de um switch normal, mas em vez de haver uma entrada de internet através de um cabo, existe entrada de fibra óptica.
  • Bastidor: Um bastidor é uma espécie de armário onde estão guardados equipamentos como um switch, routers, etc.
Bastidor

Bastidor

  • Cabos de fibra óptica: um cabo de fibra óptica é um conjunto de fibras ópticas que estão agrupadas para formar um cabo. A vantagem de usar fibra óptica é porque esta tem uma velocidade de transmissão muito rápida.
Cabos de fibra óptica

Cabos de fibra óptica

  • UPS: UPS ( Uninterruptible Power Supply) é um sistema de alimentação que entra em acção quando existe uma falha de energia, alimentando o aparelho que está a consumir a energia durante um período de tempo que pode servir para desligar o aparelho seguramente ou para esperar que a fonte de alimentação primária recupere ao normal.
  • Modem: A palavra modem origina da junção de duas palavras, modular e demodulador. É um aparelho cuja função é modular um sinal digital num sinal analógico, pronto para fazer uma transmissão telefónica, depois demodula o sinal analógico e reconverte para o sinal digital outra vez, utilizado para fazer uma conexão Internet.
Modem

Modem

  • Servidor NAS: Um servidor NAS (Network-Attached Storage) é um dispositivo dedicado à armazenamento de dados dentro de uma rede, isto possibilita o acesso a estes dados a outros dispositivos que estão ligados a essa rede.
Servidor NAS

Servidor NAS

  • LAN: LAN (Local Area Network) ou rede local é uma rede de computadores que permite a ligação de computadores para a finalidade de troca de informação entre si. São denominadas LAN pois só abrangem uma área limitada de 10km no máximo, depois de 10km passam as redes passam a ser chamadas de MAN.
LAN

LAN

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: