Skip to content

Diferença entre switch e router

20 de Fevereiro de 2013

Router: Um router é um aparelho usado para transmitir uma rede de internet ou para fazer comutação de protocolos. Os routers necessitam de um cabo de banda larga ligado num modem na entrada, normalmente os routers transmitem o sinal através de um sinal de rede sem fios (wi-fi) e 4 cabos de banda larga de saída.

Funcionamento de um Router

 

  • Switch: Um switch é um equipamento utilizado em redes de computadores com o destino de reencaminhar módulos (frames) entres diversos nós. O funcionamento de um switch é parecido ao funcionamento de um sistema telefónico, neste sistema um pessoa liga para a outra, a central telefónica liga a pessoa a uma linha dedicada, assim possibilitando um maior número de conversas simultâneas, um switch recebe a internet atráves de um cabo, depois distribuindo-a para outros utilizadores que a vão usar simultaneamente.

Funcionamento de um switch

 

A principal diferença entre um switch e um router é que um router atribui IP aos computadores ligados para possibilitar o acesso à internet, o switch não tem essa função, ou seja, não atribui IP e o utilizador só tendo um switch não vai conseguir aceder à internet.

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: